WINE

                 Que tal um sistema operacional gratuito, que permite personalizações de acordo com o gosto ou necessidade do usuário, amplo suporte para hardware, baixo consumo de recursos do PC, praticamente não se preocupar até o momento com problemas com vírus, spywares etc? Tudo isso parece ser muito sedutor. Entretanto, dependendo da necessidade do usuário, a adoção do sistema operacional Linux acaba sendo uma grande frustração. E não são poucos os usuários que desistem do sistema operacional do pinguim. Uma das características mais notórias desses sistemas de código aberto são o desenvolvimento de soluções através de iniciativas das comunidades.
                 E, por conta dessas iniciativas, viabilizou-se a criação de versões de programas para Linux e Windows. Mas com o uso de determinados programas, também é possível instalar softwares que só contam com versões para para Windows no Linux. Essa solução também viabiliza a instalação dos principais Games.

Tudo começa com uma taça de vinho
                  O Wine é uma das soluções mais conhecidas entre os usuários veteranos de Linux. Ele está disponível para para as principais distribuições desse sistema operacional, além de Solaris, Mac OS X e FreeBSD. Outra vantagem é que, para instalar programas projetados para o Windows, não é preciso possuir uma licença para o sistema operacional da Microsoft. Caso o leitor seja usuário de Ubuntu, a instalação do Wine pode ser feita pela Central de Programas do Ubuntu. Para instalá-lo, basta digitar Wine no campo de busca e marcá-lo para ser instalado. Logo após, os arquivos de extensão .exe passam a ser reconhecidos pelo Wine.
Instalando o Wine através da Central de Programas do Ubuntu. (Foto: Reprodução)

1 comentários:

Marcelo Carvalho disse...

Valeu Jorge,

Já baixei e instalei o wine.

Um abraço,

Marcelo Carvalho